Menu




Cine História

Durante os meses de primavera vão decorrer na Biblioteca Escolar, em articulação com  o grupo de professores de História, sessões de cinema que assinalam o fim do Nazismo e a vitória aliada, que se verificou na Europa há 66 anos.

As sessões decorrerão nos meses de Março, Abril e Maio de acordo com o seguinte horário de exibição:
 


                      O rapaz do pijama às riscas
                       16 de Março - 4ª f - 14:30h






                    
                             A vida é bela 
                    27 de Abril - 4ª f - 14:30h





      
                               A queda
                   11 de Maio - 4ª f - 14:30h

      





Os filmes serão comentados pelos professores do grupo de História para o público presente.

Esta iniciativa está aberta a toda a comunidade educativa.

Hora das Letras, tretas e caretas

Leituras interactivas: (re)descobrindo o livro!

Integrado no plano de actividades da Biblioteca Escolar, haverá até ao final do ano, um tempo de leituras para os alunos, geralmente nas últimas 5ª feiras de cada mês.

Letras, tretas e caretas
Este projecto tem como alvo os alunos  das escolas da área geográfica da Mealhada, distribuídos por sessões destinadas aos vários anos. Cada sessão tem a duração aproximada de 40 minutos, entre as 10h45 e as 11h45. Para os grupos mais jovens, as sessões são duplas e com a duração de 30 minutos.

Dentro das finalidades da actividade destacam-se o incentivo ao gosto pela leitura, justificar a afirmação "Um texto, várias leituras" e animar a Biblioteca Escolar.

A 10 de Fevereiro realizou-se uma sessão com as turmas do 9º ano, e estão agendados novos eventos para os dias 3 de Março (7ºano), 24 Março (2º ano), 4 de Abril (8ºano) e 26 de Maio (5ºano).

Dormir bem - viver saudável

No dia 25 de Fevereiro, e inserido  no Programa de Educação para a Saúde, esteve na Escola o Professor Dr Luís Oliveira que dialogou com os alunos  de 7º e 8º anos sobre a problemática do sono.

Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pneumologista de especialidade, falou de uma forma muito clara da importância do sono na aprendizagem.

A Biblioteca da escola foi o palco desta actividade, por onde passaram todos os alunos das referidas turmas. Para além das consequências que a falta de um sono repousante pode trazer ao crescimento e à aprendizagem dos alunos, foram também abordadas algumas questões relacionadas com as doenças do sono.
Foi um momento de aprendizagem muito importante e com impacto nos nossos alunos.

Exposição Seguranet

No âmbito das comemorações da semana da Seguranet, de 7 a 13 de Fevereiro de 201, realizou-se uma exposição de trabalhos elaborados por alunos do 8º e 9ºs anos (material de divulgação, folhetos, brochuras, etc) com base na informação recolhida nas aulas de Área de Projecto e TIC e debatida em sala de aula, partindo das situações evidenciadas nos alertas “O que farias?”.

Sugestão de Leitura

UAU! TERRA
muitas coisas espantosas sobre a Terra

Isto é um livro sobre a Terra. Está cheio de coisas incríveis, de meteoritos a grutas, cristais e recifes de coral, explicadas de forma fascinante, completamente diferente de tudo o que já se viu até agora.É um museu, um motor de pesquisa e a visita de estudo de geografia mais espectacular de sempre – tudo num só livro. Inúmeros tópicos, centenas de fotos, milhares de palavras e milhões de assuntos apaixonantes para descobrir e explorar…

Sugestão de leitura

Guia do Jovem Consumidor Ecológico
John Elkington e Julia Hailes


Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.
Efeito de estufa; Chuva ácida; Incêndios nas florestas húmidas; Animais em extinção; Sabias que todos os dias podes ajudar a resolver estes problemas? Tudo o que fazes, desde comer um gelado até tomar um banho, tem efeitos no ambiente. Por vezes bons, por vezes maus. Lê o Guia do Jovem Consumidor Ecológico e ficarás espantado com o que aprenderás sobre: refrigerantes, batatas fritas, comida rápida, canetas e papel, pastas de dentes, papel higiénico e tampos de sanita, como tronar a tua escola ecológica.

Sugestão de Leitura

Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa
Maria Alberta Menéres


Quase nada se sabe, ao certo, sobre a verdadeira vida de Luís de Camões. Mas uma coisa é certa: em tudo o que até hoje se disse e escreveu sobre o assunto, a grandeza da sua poesia prevaleceu sempre como o seu maior legado às gerações vindouras e à Língua Portuguesa! E há ainda outra coisa que é certa: a sua vida foi tão recheada de peripécias e aventuras que, para os padrões da sua época, Camões bem poderia ter sido um super-herói como os que hoje povoam o dia-a-dia das nossas crianças! É desta constatação que nasce o livro Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa

Sugestão de Leitura

As Viagens de Gulliver
Jonathan Swift

Lemuel Gulliver, cirurgião naval e náufrago, acorda em Lilliput, onde o tamanho minúsculo dos seus habitantes torna as suas discussões e preocupações ridículas. Uma segunda viagem leva-o até ao reino dos gigantes, onde de novo o tamanho lhe dá uma nova perspectiva do comportamento humano. Depois, de novo lançado ao mar por piratas, Gulliver visita uma série de ilhas onde a aprendizagem é mal orientada e a imortalidade é algo a lamentar. A última viagem de Gulliver leva-o à terra dos Houyhnhnms, cavalos racionais, que partilham o seu domínio com os brutais Yahoo. Uma sátira corrosiva que abrange todos os aspectos da humanidade.