Menu



APRESENTAÇÃO DO ROMANCE

O Fotógrafo da Madeira

Da esquerda para a direita: apresentador da obra, diretor do Agrupamento, autor e professora bibliotecária



A Biblioteca Escolar da Escola Básica nº2 da Mealhada realizou, no dia 22 de novembro, a apresentação do romance O Fotógrafo da Madeira, da autoria de António Breda Carvalho, professor de português desta escola. O evento, com início às 17:30, foi promovido por esta biblioteca e teve o apoio do diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada.




A obra foi apresentada por João de Oliveira, conterrâneo do autor mealhadense e ex-professor, que abrilhantou a sessão com um magnífico texto sobre o romance.

  

O momento cultural foi emoldurado com peças interpretadas por alunos. Ao piano, atuou Miguel Alexandre Melo, a frequentar o Colégio dos Salesianos de Mogofores  e no canto, Mónica e Salomé, alunas desta escola. A organização pertenceu à professora Antónia Mota.








A assistência foi bastante expressiva, contando-se nela professores, representantes de algumas entidades convidadas, amigos do escritor e jornalistas.







Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

Estima-se que em todo o mundo, alguns milhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, pelo que o combate à fome continua a ser uma preocupação mundial e o Dia da Alimentação vem despertar a sociedade para a importância de investir nesta problemática para garantir alimentação na mesa de todos os cidadãos.

Neste contexto, no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a Escola Básica n.º 2 de Mealhada em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveram uma atividade de sensibilização dedicada à importância do consumo diário de fruta, bem como a necessidade imperiosa de manter uma alimentação diária equlibrada, completa e adequada à situação particular de cada indivíduo.

Esta atividade teve como objetivo a reflexão sobre como as famílias podem fazer ao longo do dia uma alimentação saudável, equilibrada e a baixo custo, envolvendo as crianças nesta problemática.



A Biblioteca Escolar acolheu os trabalhos realizados pelos alunos e acompanhou também a comemoração com uma mesa de sugestão de leituras dedicada ao tema.

Um dos momentos mais participativos da manhã foi a oferta a todos quantos passaram pelo bar de um lanche do meio da manhã composto por fruta variada, incluindo alguma variedade de frutos secos e pão de mistura.
 





 



Entre as várias atividades realizadas durante o mês de outubro, no âmbito da comemoração de "outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares", todas as turmas do 5.º ano tiveram oportunidade de visitar a BE.

"Viajaram" pelo seu espaço, contactaram com as diferentes zonas funcionais e, através das tarefas propostas, conheceram as regras de utilização, a organização e as atividades e serviços a que têm acesso na BE.


 








 

 



















Dia de S. Martinho


Este ano houve S. Martinho na nossa escola. Houve castanhas e… sumo, pois claro!
 

E muito mais!
 
Os alunos não apanharam castanhas, mas recolherem muita informação acerca desta tradição. E, com o resultado da apanha, reconstruiram lendas, provérbios, quadras e receitas gastronómicas.

Castanhas e vinho houve também na perspetiva histórica, porque estes alimentos são tão antigos como a humanidade.
 
Os trabalhos expostos na BE são prova de que a colheira foi farta e boa.
 
Contribuíram para a realização desta atividade as disciplinas de Português, História, Ciências da Natureza e Educação Visual.

"Filigrana e o Consílio dos Gatos" de Miguel Midões


Miguel Midões regressou à escola que frequentou durante o 2.º ciclo. E, claro está, veio apresentar o seu mais recente “filho”, o livro: “Filigrana e o Consílio dos Gatos”.

Mais uma história de encantar…

e, quando contada e explicada pelo próprio autor, ainda melhor. Desenvolve-nos a imaginação e o entusiasmo para fazer novos amigos: novos livros.

Foi um excelente regresso à Escola deste filho que depois de já estar a desempenhar outras atividades profissionais, também está a dedicar-se à escrita.




Apresentação do Livro "O Fotógrafo da Madeira"

Convida-se toda a comunidade educativa a participar no evento.


Exposição sobre Encadernação


Uma Grande indústria, tipografia, surgiu junto com a necessidade de guardar e reproduzir escritos: livros, notícias, entre outros.

Mas, particular e artesanalmente, nunca deixaram de se encadernar pequenas brochuras de forma doméstica, que não obrigavam aos custos de uma gráfica.

Podes tu também, em casa, montar uma pequena oficina de encadernação e “editar” os teus livros.

A exposição mostra-te os materiais necessários e principais fases da atividade.

Dia Mundial da Música


No dia 1 de outubro de 2012, integrando a comemoração de "outubro, mês Internacional das Bibliotecas Escolares", a Biblioteca da Escola foi palco de um momento musical no âmbito do Dia Mundial da Música.
Esteve presente um grupo de alunos do 7.º ano, turmas da prof. Antónia Mota, que quiseram presentear os novos alunos do 5.º ano com algumas músicas, uma vez que o tema principal para este ano letivo era "À descoberta da Música".

Assim, foram interpretadas as seguintes músicas:
My heart will go on, tema do filme Titanic;
Chariots of fire, de Vangelis;
Não me mintas, de Rui Veloso, banda sonora do filme "Jaime".
Foi um momento agradável quer para os alunos que deram como para os que receberam.
Bem hajam alunos participantes do 7.º B, 7.º C e 7.º D.